Tripda: Um estudo sobre a intermediação de oferta e demanda de caronas.

Sobre a Tripda

A Tripda é uma startup de caronas compartilhadas. Presente em mais de 13 países, incluindo EUA, Índia, Paquistão e Singapura, o aplicativo de transporte chegou a receber investimentos na casa dos 11 milhões de dólares da incubadora alemã Rocket Internet e outras empresas não reveladas. Em expansão no mercado, precisava adaptar o seu modelo de negócio a necessidades reais de seus cliente, e para isso, precisava posicionar o produto de uma forma que atendesse os objetivos/interesses dos usuários.

 

Objetivo

A Tripda estava em expansão no mercado e precisava adaptar o seu modelo de negócio a necessidades reais de seus cliente e para isso precisava posicionar o produto de uma forma que atendesse os objetivos/interesses dos usuários. Portanto, o trabalho realizado tinha como meta evidenciar o comportamento dos clientes de Tripda, como eles enxergavam o serviço, como eles usavam, interagiam, suas expectativas, frustrações e quais pontos a Tripda precisaria melhorar para atuar para ser um produto eficiente para seus clientes.

 

Desafio

Identificar as necessidades dos dois perfis que utilizam o serviço e projetar uma plataforma que criasse mecanismos de interação entre eles e intermediando a conexão perfeita entre o usuário com a oferta e o usuário com a demanda.

 

Etapas do projeto

O projeto foi desenvolvido em duas partes.

  • Focus group com stakeholders

Foi realizado um focus group com stakeholders da Tripda para coletar opiniões e percepções sobre os problemas existentes e também para gerar insumos para a pesquisa de campo. outro ponto importante foi contrapor as opiniões entre eles e fomentar a discussão sobre como o serviço estava sendo disponibilizado aos usuários.

 

  • Observação de campo e entrevistas em profundidade

Na segunda parte realizou-se uma entrevista em profundidade e observação sistemática dos pontos de dor dos usuários, onde foi possível entrevistar, observar e viajar junto com os usuários, o que possibilitou a validação e o contraste das informações coletadas na primeira fase.

 

Resultado

Como resultado criamos um consumer journey completo dos dois perfis dos usuários, mapeando quais devices utilizavam para cada momento de interação e quais eram os principais problemas que causaram insatisfação nos usuários.

Este problemas foram categorizados, avaliados, criticados e ordenados por nível de severidade para foi desenhado soluções para os problemas mais críticos.

Abaixo é possível ver alguns dos documentos gerados ao final do projeto:

 

 

CLIENTE

Tripda
Uma plataforma de caronas com investimento da Rocket Internet que atuou em mais de 13 países.

, , ,

Published: