Electrolux: Pesquisa sobre hábitos e comportamento para lavagem de roupas

Sobre a Electrolux

A Electrolux é líder global em eletrodomésticos e eletrodomésticos para uso profissional e residencial.

 

Objetivo

Entender os cenários, hábitos e os processos das famílias no cuidado e na lavagem de suas roupas, incluindo suas relações e a significância da máquina de lavar para estas famílias, visando explorar oportunidades e insights para novos produtos e melhorias nas máquinas de lavar a partir da análise de problemas reais vivenciados no dia-a-dia dos usuários.

 

Desafio

Convergir uma extensa variação de cenários, diferentes composições familiares, diferentes repertórios culturais e hábitos não lineares no processo de cuidados com as roupas em uma análise consistente que evidencie tendências e valores para a companhia gerar seus futuros produtos.

Pontos analisados:

  • Motivos de compra da lavadora
  • Processos no cuidado com a roupa
  • Recolhimento da roupa
  • Armazenamento fora da lavanderia
  • Transporte para a lavanderia
  • Armazenamento na lavanderia
  • Separação da roupa
  • Pré-lavagem das roupas
  • Lavagem das roupas
  • Lavagem de roupas específicas / especiais
  • Lavagem à mão
  • Secagem da roupa
  • Estocagem após a Lavagem
  • Passar roupa
  • Lavadora ideal

 

Etapas do projeto 

O trabalho se desenvolveu em duas etapas:

  • Pesquisa etnográfica com imersão na vida das pessoas, entrevistas em profundidade e observação;
  • Workshops com equipe da Electrolux para gerar insights;

 

Pesquisa etnográfica:

Foram utilizados três materiais para a análise etnográfica: entrevista individual estruturada, diário de uso continuado e observação contextual do processo de lavagem / secagem das roupas.

Participaram do estudo 35 pessoas, sendo realizadas duas visitas ao domicílio de cada um dos participantes.

 

Workshop:

Foi desenvolvido um workshop com os stakeholders, engenheiros, marqueteiros, analistas e designers da Electrolux para explorar os tópicos levantados na pesquisa, de modo elaborar conceitos e ideias para novos produtos e serviços.

  • As etapas do workshop:
  • Apresentação da pesquisa
  • Discussão de idéias e pontos de melhoria
  • Ideação de soluções
  • Priorização das idéias por dot voting
  • Descrição das ideias mais votadas
  • Definição das soluções

 

Resultado

Como resultado a Electrolux adquiriu conhecimento sobre os hábitos e comportamentos de seus clientes e conseguiu disseminá-los ente os profissionais envolvidos em toda a cadeia de criação de um produto. Outro resultado importante foram os insights, as soluções e as definições estratégicas para o desenvolvimento de funcionalidades de extremo valor para toda a linha de produtos da empresa.

Agência:

Try Consultoria e Pesquisas www.try.com.br

Cliente

Electrolux //www.electrolux.com.br/

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